Conheça as 3 principais tendências para o marketing digital em 2019

Marketing Digital para 2019

A cada ano, a presença digital tem se tornado mais importante para todos os segmentos, desde microempresas a gigantes multinacionais. Entretanto, esse meio vem se reinventando e inovando a cada minuto.

Por conta disso, quem trabalha no meio das redes sociais deve estar atento às principais tendências para o marketing digital. O objetivo, neste caso, é de não ficar para trás e, mais do que isso, sempre produzir conteúdo relevante e atrair fãs para a sua marca.

Para exemplificar, destaco as 3 principais tendências para o marketing digital em 2019, que seguem um pouco do panorama de 2018. O conteúdo audiovisual segue em alta, mas com migração entre plataformas. O Marketing de Performance é o mais técnico, porém de suma importância para buscar resultados. Para finalizar, o Marketing de Influência segue como o “queridinho”, pois potencializa a marca utilizando outras maiores ou até pessoas que têm grande alcance nas redes, os influencers.

Conteúdo Audiovisual

Já em alta há alguns anos, o conteúdo audiovisual segue como importante ferramenta para alavancar as suas redes sociais. Um vídeo bem produzido e com bom conteúdo tem o poder de alcançar todo o seu público-alvo de maneira eficiente.

Entretanto, há uma transição entre as plataformas mais usadas para este tipo de conteúdo. Não temos dúvidas de que o Youtube segue com o principal site para seus vídeos. Porém, muitos youtubers estão insatisfeitos com algumas ações e estão migrando para outras. Os exemplos mais comuns são o Twitch, voltado para games, e o Instagram, através do IGTV e dos Stories. Até o próprio Facebook está aprimorando sua área de vídeos para “competir” com o Youtube.

Marketing de Performance

Estratégia mias técica, o marketing de performance é, basicamente, voltado para a mídia paga. Ou seja, são os anúncios de seus produtos ou serviços, que vão para a grande rede, sejam eles seus seguidores ou não. Para uma empresa que está começando e busca aumentar a sua presença digital, é de suma importância reconhecer o seu público-alvo. Após isso, direcionar o seus anúncios para esta pessoas, para que conheçam e consumam os seus produtos ou serviços.

Assim como em 2018, o Marketing de Performance está evoluindo. Há um aumento significativo nas estratégias, o que culmina, também, nos valores praticados. Por conta disso, sempre é bom acompanhar de perto esta estratégia e buscar um ROI (Return of Investment – Retorno sobre Investimento) satisfatório para a sua empresa.

Marketing de Influência

Com o passar dos anos, a definição de “influenciador digital” tem mudado. Antes amadores, agora profissionais, estas pessoas utilizam de sua grande redes de seguidores para divulgar produtos ou serviços de empresas que os contratam. Nos últimos anos, essa estratégia tem se mostrado bastante eficiente, pois alcançam mais pessoas que estão dentro do público-alvo definido para a empresa.

Uma pesquisa do Google mostrou que 70% dos jovens de 13 a 17 anos são influenciados por youtubers. Uma outra pesquisa, do Linqia, revelou que 86% dos profissionais utilizaram o marketing de influência e, desses, 92% afirmou que o marketing de influência é eficiente. Portanto, pois mais que o investimento pareça ser maior, o ROI é bastante satisfatório.

Por mais que essas sejam as tendências para o marketing digital em 2019, elas não são as únicas. No entanto, há outras várias que, dependendo do seu negócio e do seu público-alvo, pode ser mais eficiente. Por isso, sempre busque ajuda especializada para alavancar suas vendas, ser conhecido e estar sempre em evidência nas redes sociais.

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Anderson Lima

Anderson Lima

Fundador e diretor-executivo da Agência AMS. Bacharel em Jornalismo e Sistemas de Informação, certificado em marketing de conteúdo e fotógrafo. Atua na área de comunicação desde 2010, incluindo assessoria de imprensa, audiovisual, impresso e digital.